Arte no Cerrado
Conheça o Projeto
A comunidade Jardim Nova Esperança, em Goiânia (GO), enfrenta anos de violência e criminalidade. Com uma população de 140.000 habitantes, muitos vivem do mercado informal, com renda insuficiente para suprir suas necessidades e as de seus dependentes. A baixa escolaridade dos pais agrava a situação, pois pode impactar negativamente o desempenho escolar dos filhos, perpetuando riscos sociais e pessoais. O projeto “Arte no Cerrado” busca intervir junto a esse público, oferecendo uma proposta socioeducativa que valoriza o ser humano e apresenta a diversidade musical e artística do cerrado, além de outros contextos culturais.
A música e a arte estimulam a memória e ajudam a desenvolver habilidades como disciplina, autoestima, concentração, coordenação, socialização e, sobretudo, a sensibilidade.
Esse aprendizado é tão possível quanto o aprendizado da língua materna e fundamenta-se no fato de que todos nascem com diversas potencialidades, que se desenvolvem em contato com o meio naturalmente através da repetição. Trata-se de uma proposta complementar ao processo social e educativo, abordando também de cidadania, participação, políticas públicas e ética, presentes no cotidiano das crianças e adolescentes na formação cidadã, ensino teórico e pratico de musica e teatro.
Público
Crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos de idade, que estão matriculados e frequentando a educação básica do ensino regular, participam de atividades educacionais que acontecem no contra turno escolar. Essas atividades são planejadas para complementar o aprendizado adquirido durante o período letivo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento acadêmico, social e cultural em um ambiente extraescolar. O objetivo é promover um aprendizado contínuo, estimulando a curiosidade, a criatividade e o fortalecimento de habilidades essenciais para o crescimento integral dos jovens.