Aprendendo a Pensar

Conhecendo o programa

Justificativa

A adolescência é uma fase da vida do ser humano caracterizada por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, sendo um momento importante para a doação de novas práticas, comportamentos e ganho de autonomia. É período marcado pela indecisão, sinalizando a passagem da infância protegida para a exposição à vida adulta.

Conforme o instituto brasileiro de geografia (IBGE), 9,9% da população de adolescentes brasileiros já consumiram algum tipo de droga. Na primeira pesquisa realizada com esse universo em 2009, o índice era de 8,7%. Embora esse crescimento pareça pequeno, estatisticamente é muito preocupante. Entre os meninos, o percentual dos que já utilizaram drogas oscilou de uma centena de municípios de todas as regiões do país, a droga mais usada por meninos e meninas é o devastador Crack.

A Osceia por meio do Projeto Aprender a Pensar, propõe estratégias com vistas a contribuir para que crianças e adolescentes possam construir suas histórias de vida, livres do consumo de drogas e violência oriunda do seu uso. Dados divulgados recentemente informam que o estado de Goiás está equiparado ao estado do Rio de Janeiro no ranking de estados mais violentos do Brasil, geralmente as vítimas têm envolvimento com uso de drogas. Busca-se ainda por meio da integração e articulação entre as políticas de educação, de saúde, de esporte, de direitos humanos, de assistência social, da família e da comunidade a formação de uma rede de apoio, com vistas a colaborar com o desenvolvimento biológico saudável, moral e social de nossas crianças e adolescentes.

Objetivo Geral

Desenvolver ações de prevenção (primaria e secundária) ao uso de drogas lícitas e ilícitas, promovendo a defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Benefícios e Público

O projeto beneficia 240 crianças e adolescentes (de 06 a 17 anos) de ambos os sexos, priorizando os residentes das regiões Noroeste e Oeste de Goiânia, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social. Considerando que o projeto contemplará ações que envolvem também a comunidade local e a família, estima-se que indiretamente beneficiará um universo de 720 pessoas.

Metodologia

O projeto tem como foco a prevenção ao uso de drogas e a defesa e garantia de direitos de crianças e de adolescentes. É realizado por meio de várias ações que estimulam os participantes, a família e a comunidade na busca coletiva preventiva contra o uso de substâncias psicoativas, bem como outras ações que possibilitem a convivência social saudável e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Aprender a pensar é distribuído em três oficinas de trabalho, a saber:
Oficina de Bioética, oficina de multimídia em arte e tecnologia e oficina de mobilização social, além das atividades complementares tais como: acompanhamento social, atendimento multidisciplinar e terapia de risco. Tem 240 beneficiários diretos, distribuídos nos períodos matutino e vespertino (de segunda a sexta) de forma rotativa, desenvolvida por equipe técnica própria na unidade da Osceia localizada no Bairro Jardim Nova Esperança, Goiânia/Goiás.

Quer saber mais sobre o Projeto Aprendendo a Pensar?

Entre em contato conosco pelo telefone:
(62) 3271-3117 ou envie nos uma mensagem clicando no botão abaixo.