Poucas pessoas sabem, mas o mês de setembro, além de ser marcado pelo amarelo, também carrega a bandeira azul. O Setembro azul, é um mês importante para a comunidade surda, pois traz consigo lembranças da luta pela acessibilidade. 

Atualmente, vivemos em uma sociedade mais tolerante e inclusiva, mas em outras épocas da história, as pessoas com deficiência sofriam com o preconceito extremo.

Em 1880, no Congresso de Milão, as Línguas de Sinais foram proibidas na educação dos surdos, os levando a ter que se adaptar as línguas orais até que as LIBRAS fossem aceitas novamente. Já em 2011, o MEC ameaçou fechar o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), acontecimento que desencadeou manifestações da comunidade surda de várias partes do país. 

A cor azul-turquesa também foi escolhida por motivos históricos. No início da Segunda Guerra Mundial, as pessoa com deficiência eram marcadas com uma fita azul, de forma que elas pudessem ser identificadas pelos alemães. 

Os surdos carregam consigo uma história dolorosa, mas apesar de tudo, continuam resistindo. Na sociedade atual, ainda há muitas questões pendentes voltadas para a acessibilidade e inclusão, mas há também inúmeras pessoas dispostas a tratar dessas questões.

A luta dos surdos e das pessoas com deficiência continua, com a lembrança de um passado difícil, e a esperança de um amanhã melhor e mais acessível. Lembrando que todos tem um papel nessa jornada em busca da acessibilidade e inclusão social. 

Fonte: Departamento de Marketing Osceia.