Programa Osceia Refugiados

Por definição do relatório nacional “Refúgio em Números – 4ª edição”, refugiado refere-se a toda pessoa forçada a deixar o seu país de origem devido a temores de perseguição ligada a raça, religião, opinião política ou grave violação de direitos humanos. Segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) ao final de 2018, cerca de 70,8 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos.

Sensível à dor destas pessoas, a Osceia criou o Programa Osceia Refugiados, idealizado para apoiar o recomeço das famílias em situação de ex-patriação. O apoio vai desde o reestabelecimento em moradia e regularização de documentos, até o encaminhamento para o mercado de trabalho, para que as famílias possam ter autonomia financeira e seguirem suas vidas adiante.

O grupo atual de 20 famílias concluiu seu período de tutela e novas 20 famílias são aguardadas. Devido ao cenário de pandemia, a chegada prevista para abril/2020 teve que ser adiada, mas tão logo passe esta situação, retomaremos os esforços para promover vida segura e autonomia a mais pessoas em situação de refúgio. Para colaborar, você pode doar roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos para a Goodwill. 

Você também pode doar qualquer quantia em dinheiro, para saber mais acesse: osceia.org.br/canais-de-doacao-da-osceia