Na última quinta-feira na Osceia tivemos uma tarde de diversão, aprendizado e interação entre os jovens aprendizes e as crianças.  A programação de ontem foi planejada pelo programa Aprendendo a Pensar em parceria com os Jovens Aprendizes, onde tiveram diversas atividades educativas contra as drogas.

No primeiro momento tiveram um teatro de fantoche, com roteiro e bonecos produzidos pelos próprios aprendizes. As crianças acharam extremamente divertido e deram várias risadas, interagindo com os jovens e compreendendo a mensagem do teatro.

A seguir ocorreu uma partida de futebol, onde levaram as crianças maiores para o campo, realizando uma partida interativa entre a criançada e os jovens aprendizes. A justificativa para a partida de futebol explicada pelos aprendizes é que não é necessário o uso de drogas para se divertir, só é preciso a companhia de seus verdadeiros amigos.

Tivemos ainda, um momento de recreação, no qual as crianças maiores e menores brincaram e se divertiram no parquinho.

Para finalizar a tarde, prepararam um labirinto com diversos caminhos e cada destino levava numa mesa com um aprendiz. Dependendo da escolha que fizessem, a criança chegava numa mesa e lhe era apresentado uma substância ilícita ou algo positivo, como amigos e família. O objetivo do labirinto era simular a vida real onde temos diversas escolhas e percursos, porém não existe certo e errado, mas sim nossas opções de escolhas.  Antes de sair da sala as crianças se deparavam com uma escolha final: ” Você que decide, se vai ficar na sala ou sair”, sendo uma analogia ao mundo das drogas e seu real significado.

Para as crianças esses aprendizados adquiridos na tarde passada serão de grande importância para suas futuras escolhas.

Confira algumas fotos :