Sobre o Projeto

A população idosa  é o grupo que mais cresce no Brasil. em 2004 a média foi de 17,6 milhões de idosos o correspondente a 9,7% do total de brasileiros com 60 anos ou mais, mas a estimativa, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatísticas (IBGE), é de este contingente atingir 32 milhões em 2005 e fará o pais o sexto em número de idosos no mundo. Este aumento na sobrevida deve-se aos avanços da medicina moderna, que permitiram a melhora das condições de saúde e com isso, a diminuição da mortalidade. atualmente consideramos que a preocupação é compreender as dificuldades desta população e buscar formas para que idosos possam viver com mais qualidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou os três pilares da estrutura política do envelhecimento ativo: participação, saúde, e segurança, devem ser observados com o objetivo dos idosos participarem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades. A percepção de uma boa qualidade de vida interligada com autoestima e ao bem estar, fatores estes associados à boa saúde física e mental, hábitos saudáveis, lazer, espiritualidade e principalmente na manutenção da capacidade funcional do indivíduo.

Nesse sentido, os Núcleos de convivência são uma forma de interação, inclusão social e principalmente uma maneira de resgatar a autonomia, de viver com dignidade e dentro do âmbito de ser e estar saudável. Desta forma, o idoso pode compartilhar seus anseios, angustias, experiências e buscar aprender atividades novas. Além disso, ensaiar através de suas histórias vivenciadas, percebendo assim o quão bom é estar nesta fase da vida quando se desfruta dos momentos de convívio com outras pessoas.

Assim, o Projeto  contribuirá de forma significativa com a promoção da pessoa idosa, aos benefícios e serviços a quem tem direito, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, bem como o seu reequilíbrio físico e espiritual.

Objetivos

Prestar atendimentos á pessoa idosa por intermédio de um conjunto de ações com visitas a sua inclusão social  e a defesa e garantia de direitos, respeitando a política nacional do idoso. São objetivos específicos do núcleo de atendimento ao idoso:

  • Propiciar a pessoa idosa, momentos coletivos de reflexão, discussão e trocas de experiências, com vistas à melhoria de sua autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como o seu reequilíbrio físico e espiritual;
  • Desenvolver atividades físicas, laborativas, culturais, inclusão digital, de assistência social e de saúde, junto à pessoa idosa;
  • Ampliar o acesso aos benefícios e serviços aos quais tem direito a pessoa idosa, dentro da política de atendimento.

Periodicidade do serviço

  • Ocorre duas vezes por semana, no período vespertino, constituindo-se de atividades que permitem o bem estar social, composto por diversas oficinas.

Público alvo

  • O público alvo desse projeto esta voltado ao atendimento da pessoa idosa atende semanalmente 25 usuários de ambos os sexos.

Quer saber mais sobre o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa entre em contato com a Osceia pelo telefone 62-3271-3117.