No dia 15/10/2021 foi aplicada aos aprendizes do curso de Imersão (Educação para o trabalho) a aula: “Aprender Para Que?”

A aplicação da aula foi feita pelos voluntários da JA Goiás (@jagoias ), um projeto que estimula e desenvolve jovens estudantes para o mercado de trabalho em todo Brasil e em mais de 100 países no mundo. Os voluntários parceiros da JA Goiás apresentaram uma aula dinâmica e interativa, relacionada aos assuntos do Mundo do Trabalho.

A apresentação abordou assuntos como a importância do “autoconhecimento” e reconhecimento do ponto de partida e do estabelecimento de metas e caminhos para chegar a um objetivo, com ênfase no tema: Aprender a Aprender e Compreender Melhor o Mundo do Trabalho.

A partir das ideias compartilhadas pelos próprios aprendizes que se identificaram pontualmente com o tema, foram se desenrolando os assuntos da aula, com discussões acerca do preparo para as oportunidades.

Os jovens foram apresentados também a novos termos como o Mundo Bani e Vuca que são criações que refletem a realidade das sociedades pós pandemia, sendo o Mundo Bani o que representa a atualidade. No contexto das dificuldades causadas pela pandemia em relação aos estudos, o tema: Abandono e Evasão Escolar, suas causas e prevenção, também foram abordados pelos apresentadores e comentados pelos jovens.

Juntos aos aprendizes, foi montada uma ‘Receita para a Vida Adulta’: Um modelo de orçamento para gerir uma vida independente.

Para conceituar os aprendizados, além de interagir bastante com a turma, os voluntários contaram histórias pessoais de aprendizado e superação, indicaram livros e aplicativos que podem auxiliar o jovem aprendiz nessa caminhada de aperfeiçoamento e construção de suas carreiras profissionais, lembrando sempre aos jovens a necessidade de respeitar o tempo de cada processo, buscando redes de apoio e comemorando cada pequena vitória que é parte especial do caminho a ser trilhado.