Na manhã desta sexta-feira a equipe do Osceia Inclusão juntamente com os aprendizes do Programa, participaram do ciclo de palestras sobre acessibilidade e inclusão ‘Todos por todos no TJGO 2022′, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás’.

No início do evento, o Dr. Clauber Costa Abreu, Juiz de Direito, deu as boas vindas a todos do evento, em especial aos jovens do Osceia Inclusão, enfatizando a importância de diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência e como o judiciário pode ser para elas, a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Em seguida a Dra. Priscila Lopes da Silveira, Juíza de Direito, destacou a princípio que aprendeu a fazer seu nome em libras, com os jovens do inclusão e com o intérprete do evento, o que os deixaram bastante animados.

Dra. Priscila, apresentou como a prática da inclusão no Judiciário tem feito a diferença no ambiente de trabalho, tornando o ambiente mais leve, alegre e humanizado, além de oportunizar o crescimento de habilidades e o desenvolvimento de suas potencialidades.

Durante a apresentação do Dr. Emílio Figueira, além de contar a história da inclusão ao longo do tempo ele deixou claro que o termo correto é ‘pessoas com deficiência’ e não ‘pessoas portadoras de deficiência.

Para fechar o evento com chave de ouro, o Dr. Claudio Panoeiro, Secretario Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enalteceu as conquistas até aqui já obtidas, bem como, as importantes tecnologias assistivas que favorecem a acessibilidade nas políticas públicas. Dr. Claudio ressaltou também a importância do Emprego com Apoio, onde o empregador identifica as potencialidades, habilidades e dificuldades da pessoa com deficiência, e procura a melhor solução para que o trabalho possa ser realizado de forma assertiva e agradável para ambas partes.

Parabenizamos a @ejugtjgo pela iniciativa do ciclo de palestras desta temática tão necessária para acessibilidade e inclusão para todos da sociedade.

Juntos somos mais fortes! 🤝🏻