Entre os dias 13 à 17/09/2021 o Programa Jovem Aprendiz, durante a aprendizagem teórica (curso), aplicou a Aula Especial: Viver vale a pena!, sendo realizada de forma remota através da plataforma Moodle e com o recurso Zoom. A aula especial contou com a convidada Priscila Rosa, Psicóloga e Coordenadora de Recursos Humanos da Osceia, com a colaboração da equipe pedagógica e a participação de centenas de aprendizes.

O dia 10 de Setembro foi instituído como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e a Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre esta temática de valorização a vida, de desfazer tabus, incentivar a busca por auxílio e apoio especializado diante de sinais da ideação suicida.

A aula especial ampliou os conhecimentos sobre este tema, enfatizando a importância do autocuidado, em criar a conexão consigo mesmo, respeitando o seu tempo e ritmo, identificando as necessidades básicas através da Pirâmide das Necessidades de Maslow, utilizando os passos da Comunicação Não Violenta para se ouvir e ouvir ao outro. Também realizou-se o exercício da Respiração Consciente como ferramenta de auxílio a busca de equilíbrio, harmonia, relaxamento e olhar para as demandas corporais.

Esta aula esclareceu a necessidade de compreendermos as dimensões físicas, mentais, emocionais, transcendentais e sociais, como áreas pertencentes de nossa vida, que interferem em nossa valorização a vida, e o quão importante é a busca pela saúde mental.

Contamos com a participação de centenas de aprendizes ao longo da semana, que participaram de forma ativa por meio do bate papo, onde socializaram apresentando contribuições, comentários e identificação com os assuntos abordados no decorrer da aula. Finalizamos a aula com diversos elogios e feedbacks positivos por parte dos aprendizes.