O Programa Jovem Aprendiz durante a aprendizagem teórica aplicou entre os dias 22 à 26/11 a aula especial: Orientação Vocacional e Profissional, sendo realizada de forma remota. A aula contou com a convidada Sara Cristina, Psicólogas da equipe de Recrutamento e Seleção do Jovem Aprendiz, além da colaboração da equipe pedagógica.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, a psicóloga convidada iniciou as atividades com reflexões, embasamento teórico e sugestões de ferramentas didáticas. Um dos tópicos abordados foi o autoconhecimento e sua importância nas escolhas profissionais.

O foco do tema foi conscientizar que o processo de conhecer a si é individual, exigindo a tomada de decisões que geram transformações e novas experiências. Foi usada como ferramenta para aplicação da aula a “Estrela de Orientação Profissional”, a qual propôs uma reflexão sobre diversas áreas, como: influências sociais, familiares, etc.

A equipe pedagógica deu seguimento a aula desenvolvendo atividades de casos, jogos, quiz sobre novas profissões, foi apresentado também um depoimento de profissionais onde os mesmos falavam sobre suas formações, trajetórias, atribuições do cargo e rotina de trabalho.

A aula foi finalizada com a proposta de um desafio para fixação do conteúdo através da prática. A sugestão foi da criação uma planilha onde, a partir de sua autoanálise, os aprendizes iriam identificar as principais áreas do conhecimento e cursos que desejam escolher para seguir carreira. Logo em seguida, eles pesquisaram mais informações sobre os cursos escolhidos.

Os instrutores relataram que a aula foi muito produtiva, tendo uma boa recepção diante dos jovens.