As causas sociais são muito importantes na nossa sociedade, mas é essencial que hajam pessoas lutando por elas. Sabemos que todas as coisas que fazemos tem impacto na nossa vida, isso é um fato, mas de que forma ajudar ao próximo contribui para a sua carreira e seu currículo?

Vamos analisar os pontos:

1- Se você procura ajudar as pessoas de alguma forma, isso já mostra que você é uma pessoa disposta a dar apoio quando necessário. Estar envolvido de forma ativa em ações voltadas para a comunidade mostra sua iniciativa, uma coisa que é muito importante dentro do mercado de trabalho.

2- As possibilidades de expandir seu círculo social são muito maiores, porque você terá que aprender a lidar com novas pessoas que pensam diferente de você.  E isso também é exigido no seu ambiente de trabalho, o que de alguma forma vai te deixar mais preparado para lidar com situações desse tipo.

3- Tira você da zona de conforto e te põe na zona de confronto. Por vezes você vai precisar sair do banco e ir para a linha de frente lutar pelos objetivos da empresa. Entrar numa situação nova sem estar acostumado pode te assustar, mas quando você se dispõe a ser voluntário, você passa a lidar com ambientes totalmente diferentes, e está sempre preparado para o novo.

4- Te dá confiança, porque em algumas situações você vai precisar ser confiante, além de passar isso para as pessoas que estão ao seu redor. Fora a confiança em si mesmo, nas suas escolhas e ações. Ser confiante tem muito impacto na sua imagem como profissional.

5- Trabalha a sua empatia. No mercado de trabalho é essencial ter o mínimo de empatia, afinal de contas você trabalha com outros seres humanos e é preciso ter consciência de que eles também passam por dificuldades e problemas. Ter empatia te ajuda a não surtar com seus colegas, porque você aprende a se colocar no lugar deles.

“Tá, mas como isso entra no meu currículo?”.

Como já foi dito acima, ser voluntário te tira da sua zona de conforto, desenvolve a autoconfiança, te torna alguém que tem iniciativa e várias outras coisas. Mas vamos para o ponto principal: você acha que essas habilidades são necessárias no mercado de trabalho? É claro que sim!

Percebe agora? Quando um recrutador olhar seu currículo, ele vai ver uma pessoa que já está 50% preparada para lidar com várias situações dentro daquela empresa.

Por isso é importante estar envolvido nesse tipo de atividade. Ser voluntário te transforma como pessoa e isso reflete em todas as áreas da sua vida. Até mesmo no trabalho, além de ser uma forma de contribuir com a sociedade, e ajudar quem precisa.