A Coordenação Pedagógica e a equipe de instrutores da Osceia, entre os dias 21 e 25 de Junho de 2021, compartilharam com os aprendizes uma aula especial ao vivo, com o tema: Globalização, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Ressaltando a importância e relevância dessa temática para a sociedade, e com ênfase no mês de junho que possui o dia mundial do meio ambiente.

A aula especial complementar apresentou entre seus objetivos repensar sobre a influência dos blocos econômicos e os tratados internacionais no cotidiano da sociedade e apresentar os acordos e pactos internacionais, visando a preservação ambiental mundial, onde realizou reflexões com o intuito de: promover a conscientização sobre ações de sustentabilidade que deve-se divulgar, tanto as individuais quanto as coletivas, além de realizar a análise e identificação dos impactos positivos e negativos da globalização, e sua relação com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Durante a aula foram realizadas atividades sobre arte e reflexão através da música, apresentando também, fatos e curiosidades com reportagens atuais sobre o tema, análises de estudo de casos, além de terem se divertido por meio de um jogo lúdico interativo, através das diversas metodologias, como vídeos, músicas e jogos. A aula foi finalizada com uma proposta de desafio com o intuito de estimular ações práticas através dos 3 R’s (Reduzir, Reciclar e Reutilizar).

A aula contou com a participação de centenas de aprendizes ao longo da semana, que contribuíram ativamente por meio do bate-papo, onde trouxeram diversas contribuições, inclusive com experiências práticas de sustentabilidade que eles já realizam em sua vida cotidiana, entre outras correlações com os conteúdos. Eles apresentaram comentários positivos quanto aos conteúdos e as reflexões apresentadas no decorrer da aplicação desta aula especial.