No início desta semana, foi realizado o cadastramento das famílias venezuelanas no NIS (Número de Identificação Social), realizado pela SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Trata-se do programa destinado a registrar o cidadão, com ou sem vínculo trabalhista formal, que tenha direito a benefícios sociais como Bolsa Família, Pronatec, entre outros.

Na oportunidade, o professor Paulo André, voluntário, ministrou aulas de português aos venezuelanos tutelados pela Osceia. A aula foi marcada com a atenção de todos e a alegria de cada um em adquirir novos conhecimentos, entendendo que esta oportunidade é um diferencial para os levarem a re-colocação no mercado de trabalho e convivência social com todos os brasileiros.

Para um entendimento melhor sobre o nível de escolaridade das crianças e adolescentes, professoras voluntárias, aplicaram um teste simples para avaliação. As crianças serão matriculadas nas redes municipais e estaduais para continuidade de seus estudos.

Uma das questões que mais se destacou para as crianças e adolescentes, foi: Qual o seu objetivo aqui no Brasil? A maioria respondeu que é ter um lar, estudar e fazer muitos amigos.

Se você pode auxiliar estas famílias de alguma forma, entre em contato conosco pelo nosso site, redes sociais ou pelo telefone 98299 1640.