Você já conversou com alguém hoje dizendo para ela que vale a pena viver?

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, tem como objetivo prevenir o ato do suicídio.

Com a pandemia o aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos agravantes. É importante que a família fique atenta e busque ajuda, entendendo que não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida.

Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo, como: preocupação com sua própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas, é necessário que procuremos ajuda de profissionais de serviços de saúde, orientar esta pessoa a ligar para o centro de valorização da vida (188), e não deixar que estas pessoas fiquem sozinhas.

A Osceia realiza no mês de setembro a Campanha de prevenção ao suicídio Camilo Castelo Branco, com ações como palestras, atividades de valorização da vida e reflexões positivas direcionadas aos colaboradores, voluntários e comunidade em geral. O objetivo é tentar amenizar o sofrimento de muitas pessoas, falar sobre saúde mental, levando esperança aos corações que sofrem.

Viver é a melhor escolha!

 “A existência humana é uma aprendizagem valiosa que não pode ser desperdiçada…”  Joanna de Ângelis