O dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem como objetivo levar a reflexão sobre essa questão que atinge a vida de muitas pessoas, e por vezes, não chegam a público.
⠀⠀
Atualmente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 28 milhões de idosos que representam 13% da população total do país⠀⠀

A violência contra a pessoa idosa vai além de maus tratos. Pode ser classificado como violência: o abandono, a não inclusão na sociedade, usar os recursos financeiros do idoso para si e tratar a pessoa idosa de forma negligente. Negar a mesma seus direitos básicos é considerado crime.

De acordo com dados obtidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2018 as denúncias de violações contra a pessoa idosa tiveram aumento de 13% em relação ao ano anterior. Na maioria dos casos, a própria família é responsável.

É importante se atentar aos sinais de quando algo de errado está acontecendo, alguns deles são:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Lesões corporais, armações de óculos partidas;

• Isolamento, medo de estar com outras pessoas ou depressão não habitual;

• Roupa interior rasgada ou manchada com sangue;

• Perda de peso, desnutrição e falta de higiene

•Tomar decisões sobre o patrimônio da pessoa idosa;

Independente da idade, o respeito e a garantia de uma vida digna são essenciais a qualquer ser humano, a violência contra a pessoa idosa é crime. Se presenciar uma situação incomum ou violenta, denuncie!

“É dever de todo bom cristão ter sentimentos de caridade e de respeito para com os nossos velhos, principalmente no reduto de nosso lar.”

(Joanna de Ângelis, Livro Leis morais da vida, p. 81-82).