O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

Independente da idade, o respeito e a garantia de uma vida digna são essenciais a qualquer ser humano, a violência contra a pessoa idosa é crime. Se presenciar uma situação incomum ou violenta, denuncie!

A Osceia tem o compromisso em promover os apoios necessários às pessoas idosas, propiciando momentos coletivos e trocas de experiências, desenvolvendo atividades físicas, laborativas, culturais, inclusão digital, de assistência social e de saúde e ampliando o acesso aos benefícios e serviços aos quais tem direito.

“É dever de todo bom cristão ter sentimentos de caridade e de respeito para com os nossos velhos, principalmente no reduto de nosso lar.” (Joanna de Ângelis, Livro Leis morais da vida, p. 81-82).