Em comemoração aos 20 anos do Programa Jovem Aprendiz da Osceia, os jovens aprendizes tiveram uma aula bastante enriquecedora, que buscou realizar uma breve retrospectiva de atividades realizadas ao longo deste ano.

O objetivo principal foi abordar a Lei da aprendizagem (10.097/2000), sendo um importante mecanismo de direitos, inserção, qualificação, encaminhamento, oportunidade, inclusão social, mudanças e transformações para a juventude brasileira.

Foram realizadas atividades lúdicas e interativas como jogo em forma de retrospectiva com assuntos e conteúdos abordados em algumas aulas especiais aplicadas no decorrer deste ano. No momento artístico foi mostrado um vídeo em que alguns aprendizes puderam apresentar e compartilhar através da dança, pintura e música, tornando este momento alegre e inspirador.

Ainda durante a aula, pôde ser apresentados vídeos com depoimentos de aprendizes, de empresas parceiras e da equipe pedagógica, onde trouxeram reflexões com o enfoque na juventude.

Os aprendizes também participaram ativamente de um mural coletivo em que apresentaram o impacto a partir de sua autoanálise sobre este ano, e a perspectiva de planejamento para o próximo ano.

A aula foi finalizada com a divulgação e convite sobre a Campanha de Natal Solidário, visando estimular e disseminar a empatia e amor ao próximo, e também foi feito um desafio aos aprendizes, com o intuito de associarem a teoria com a prática, com a proposta de criarem um Podcast relacionando esta política pública do Programa de aprendizagem para a juventude.

Durante toda a aplicação da aula os jovens aprendizes participaram ativamente com suas contribuições e finalizaram a aula com diversos elogios e feedbacks positivos.