Mesmo diante da pandemia, as atividades do Programa Alvorecer continuam, porém, com vários cuidados e restrições, pensando na saúde dos atendidos desse programa.

Em cumprimento a decretos e diretrizes sanitárias dos órgãos competentes, a Osceia suspendeu os atendimentos presenciais desde o dia 14 de março de 2020, passando a realizar a os atendimentos de forma remota incluindo o Programa Alvorecer- SCFV, onde a ferramenta digital mais acessível à esse público específico no momento, está sendo o Whatsapp.

Temas como prevenção ao contágio do Covid 19, isolamento social, convívio familiar, espiritualidade, saúde física e mental são enviados aos idosos por whatsapp em forma de textos, vídeos, post, etc.

Com o objetivo de minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia do covid 19 e garantir a saúde e a segurança alimentar dos idosos, estão sendo entregues mensalmente kits alimentação.

A entrega aos usuários é realizada na instituição mediante agendamento prévio e respeitando todos os protocolos sanitários exigido: medição de temperatura, distanciamento, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel e em alguns casos específicos, a entrega é feita nos domicílios, adotando-se também todos os procedimentos exigidos.

Além dessas, outras atividades também continuam sendo realizadas de forma contínua como o Monitoramento Solidário, que tem o objetivo de identificar as ocorrências e necessidades dos atendidos, sendo realizado pelo profissional do serviço social via ligações telefônicas e vídeo chamadas, e ainda, as oficinas artesanais que tem com o objetivo de estimular a criatividade, a mente e a capacidade motora dos usuários, bem como, a interação social e fortalecimento de vínculos entre os mesmos.