Florescer

Florescer2018-09-20T21:20:02+00:00

O Florescer conta com um conjunto de atividades integradas em benefícicio das crianças e adolescentes atendidas e suas famílias, que serão descritas a seguir:

equipe multiprofissional, é composta por profissionais da área da saúde igualmente empenhados, que fazem a diferença no dia-a-dia dos pacientes. O atendimento é personalizado sendo que cada paciente conta com um plano terapêutico individual, o qual é reavaliado diariamente nas reuniões do corpo clínico.

Os terapeutas atendem os pacientes em horários individualizados como também em grupo.

Serviços e atendimentos realizados:

  • Serviço de Prevenção, consistindo de palestras e atividades sócio-educativas junto às crianças, aos adolescentes e suas famílias. Fazem parte deste serviço, encontros semanais com os familiares para a discussão de temas relacionados à saúde, à educação, à cidadania e a busca de soluções para as dificuldades vivenciadas pelos envolvidos.
  • Acompanhamento familiar através de visitas domiciliares, de acordo com a necessidade, procurando identificar mais de perto a problemática da criança, do adolescente e da família, estabelecendo laços de confiança entre o profissional e os familiares, possibilitando assim, ações mais eficazes, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida da família.
  • Diagnóstico da situação da criança ou adolescente através de avaliações psicológicas, psicopedagógicas, fonoaudiológicas, neuropsicológicas, físicas, odontológicas, e investigação social realizada no ambiente familiar dos atendidos.
  • Acompanhamento psicopedagógico com profissional da área, visando à garantia de igualdade de condições de acesso, permanência e reingresso a educação na escola.
  • Acompanhamento psicológico de crianças e jovens com transtornos pós- traumáticos, vítimas de violências, abandono e bullying.
  • Atendimento multidisciplinar à criança e ao adolescente que são vítimas de violência e maus tratos, que estão sendo prejudicados em sua escolarização e seu pleno desenvolvimento. Os atendimentos são feitos por equipe especializada, incluindo psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo arte-terapêuta, terapeuta ocupacional e musico terapeuta.
  • Serviço de apoio psicossocial à criança, ao adolescente e à família. É realizada orientação e aconselhamento quando existe solicitação da família e dos profissionais que acompanham a criança e o adolescente. Em alguns casos, como os de violência contra crianças e adolescentes, são realizados acompanhamentos freqüentes para auxiliar a família na busca de seus direitos e no apoio às vítimas.
  • Encaminhamento e acompanhamento dos casos que não puderem ser atendidos no Florescer, para a rede de atendimento da região ou da cidade. Busca-se, dessa forma, ampliar o apoio à criança, ao adolescente e sua família.

Na Psicologia Clínica, considera-se que o processo terapêutico problematiza o comportamento humano e busca possibilidades de dar a ele sentido, transformando as representações que acontecem no próprio processo clínico. Através dos discursos e da interação, constrói-se o sentido e com isso o processo adquire uma função interventiva. A prática de intervenção grupal, ou atendimento psicológico em grupo, é uma das formas de intervenção e compreensão dos aspectos do comportamento.

O grupo é um sistema que traz em si uma potência criativa e interventiva. A infância é a época da vida mais rica em ajustamentos criadores. Por isso, os grupos formados por crianças geralmente demonstram resultados positivos em curto prazo de tempo.

O uso de dramatizações, leitura de histórias, jogos e brincadeiras e até mesmo de algumas técnicas de avaliação formal, propiciam a avaliação das necessidades de intervenção a serem aplicadas, bem como a própria intervenção.

Este projeto tem como finalidade apresentar uma modalidade alternativa de atendimento psicológico, que tem como foco a superação das adversidades da vida através de reajustamentos criativos, restabelecimento de autonomia e formação de laços afetivos. Visa também à adequação de comportamentos considerados inapropriados para comportamentos mais bem aceitos pela sociedade.

Entre em contato conosco!

R. Dom Pedro II esquina com a rua União – Jardim Nova Esperança – Goiânia – GO, CEP: 74465-140

(62) 3297-3117

FAÇA SUA DOAÇÃO!

Todas as ações, projetos e programas realizados pela Osceia, são bem estruturados e com qualidade, abrangem a família e têm um requisito muito importante, que é o amor ao próximo. Se você tem disponibilidade de tempo e boa vontade, ou até mesmo deseja contribuir com alguma doação para a Osceia entre em contato com a gente.

Faça sua doação aqui!
error:
Voltar ao topo