Aprender a Pensar

Aprender a Pensar2018-10-18T17:16:43+00:00

Conheça o Projeto

  • Justificativa

A adolescência é uma fase da via do ser humano caracterizada por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, sendo um momento importante para a doação de novas praticas, comportamentos e ganho de autonomia. É período marcado pela indecisão, sinalizando a passagem da infância protegida para a exposição à vida adulta.

Conforme o instituto brasileiro de geografia(IBGE), 9,9% da população de adolescentes brasileiros já consumiram algum tipo de droga. Na primeira pesquisa realizada com esse universo em 2009, o índice era de 8,7%. Embora esse crescimento pareça pequeno, estatisticamente é muito preocupante. entre os meninos, o percentual dos que já utilizaram drogas oscilou de uma centena de municípios de todas as regiões do país, a droga mais usada por meninos e meninas é o devastador Crack.

A Osceia por meio do Projeto Aprender a Pensar, propõe estratégias com vistas a contribuir para que crianças e adolescentes possam construir suas historias de vida, livres do consumo de drogas e violência oriunda do seu uso. Dados  divulgados recentemente informam que o estado de Goiás está equiparado ao estado do Rio de Janeiro no ranking de estados mais violentos do Brasil, na maioria dos casos as vítimas têm envolvimento com uso de drogas. Busca-se ainda por meio da integração e articulação entre as políticas de educação, de saúde, de esporte, de direitos humanos, de assistência social, da família e da comunidade a formação de uma rede de apoio, com vistas a colaborar com o desenvolvimento biológico saudável, moral e social de nossas crianças e adolescentes.

Objetivos

  • Objetivo geral

desenvolver ações de prevenção(primaria e secundária) ao uso de drogas lícitas e ilícitas, promovendo a defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Público

  • Beneficiários

O projeto  beneficiará 240 crianças e adolescentes(de 06 a 17 anos) de ambos os sexos, priorizando os residentes das regiões Noroeste e Oeste de Goiânia, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Considerando que o projeto contemplará ações que envolvem também a comunidade local e a família estima-se que indiretamente beneficiará um universo de 720 pessoas.

600

Metodologia

O projeto terá com foco a prevenção ao uso de drogas e a defesa e garantia de direitos de crianças e de adolescentes. Será realizado por meio de várias ações que estimularão os participantes, a família e a comunidade na busca coletiva preventiva contra o uso de substâncias psicoativas, bem como outras ações que possibilitem a convivência social saudável e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Aprender a pensar será executado num período de quatro meses, distribuído em três oficinas de trabalho, a saber: Oficina de Bioética, oficina de multimídia em arte e tecnologia e oficina de mobilização social, alem das atividades complementares tais como: acompanhamento social, atendimento multidisciplinar e terapia de risco. Terá 240 beneficiários diretos, distribuídos nos período matutino e vespertino(de segunda a sexta) de forma rotativa a ser desenvolvida por equipe técnica própria na unidade da Osceia localizada no Bairro Jardim Nova Esperança, Goiânia/Goiás.

R. Dom Pedro II esquina com a rua União – Jardim Nova Esperança – Goiânia – GO, CEP: 74465-140

(62) 3297-3117

FAÇA SUA DOAÇÃO!

Todas as ações, projetos e programas realizados pela Osceia, são bem estruturados e com qualidade, abrangem a família e têm um requisito muito importante, que é o amor ao próximo. Se você tem disponibilidade de tempo e boa vontade, ou até mesmo deseja contribuir com alguma doação para a Osceia entre em contato com a gente.

Faça sua doação aqui!
error:
Voltar ao topo