O Projeto todos juntos contra as drogas realizado pela Osceia foi contemplado pelo Criança Esperança, o contrato será firmado com a UNESCO e terá vigência no ano de 2019, o objetivo dessa parceria é garantir o direito das crianças, adolescentes e jovens. Para conhecer cada projeto são escolhidos padrinhos e madrinhas, no caso do Projeto Todos Juntos Contra as Drogas a atriz, escritora e roteirista Kenia Maria foi a escolhida e as crianças e jovens que participam do projeto tiveram a honra de recebê-la para um bate-papo sobre a importância do combate às drogas e sobre os diversos tipos de preconceito.

Kenia Maria foi nomeada, pela ONU, defensora dos direitos das mulheres negras no Brasil. A trajetória de vida de Kenia é marcada pela valorização da cultura e da arte negra e contra o racismo. O encontro aconteceu no último dia 03 de julho na Praça Cívica, situada no Centro de Goiânia. A equipe da TV Anhanguera, representada pelo repórter Fábio Castro chegou ao local às 10:30 da manhã para acompanhar todo o processo e com muita animação as 28 crianças que representavam o projeto, receberam a Kenia, por volta das 11:15 da manhã com muito entusiasmo e alegria.

Com desenvoltura e gerando proximidade com as crianças aconversa foi guiada de maneira leve pela atriz, que iniciouconhecendo um pouco mais sobre os atendidos pelo projeto. As crianças por sua vez tiveram a oportunidade de expor um pouco da rotina delas, falar sobre o projeto e de que forma essa iniciativa impacta positivamente o dia-a-dia de cada uma delas estendendo até à rotina familiar.

O Projeto Todos Juntos Contra as Drogas surgiu de uma necessidade identificada entre as crianças e jovens da região noroeste de Goiânia, mais precisamente no Jardim Nova Esperança, onde se instalou a Osceia (Obras Socias do Centro Espírita Irmão Áureo) instituição na qual é realizado o projeto. Muitos jovens e crianças da região têm contato direto ou indireto com o mundo das drogas e suas consequências. Através do projeto é possível gerar maior esclarecimento e orientação tanto para os atendidos no projeto, quanto para os familiares.
Várias crianças presentes no bate papo se manifestaram e apresentaram as dificuldades e os problemas que atravessam em seus próprios lares por conta das drogas tanto lícitas quanto ilícitas. Por diversas vezes a própria Kenia se emocionou ao se deparar com a realidade das crianças.A aluna Yarade13 anos levantou a questão dos efeitos que as drogas têm no organismo, na mente e na alma e falou um pouco sobre as aulas das quais participa que trabalham o tema procurando eliminar o tabu que gira entorno das drogas. Evidenciou o fato de levar esses conhecimentos para os amigos que também enfrentam problemas com as drogas e chegou a se emocionar por diversas vezes.

Foi levantado pelas crianças a questão da violência verbal e física pelas quais as pessoas sofrem por conviverem com o problema das drogas. As drogas não atinge somente quem faz uso dos entorpecentes, mas todo o meio em que esse indivíduo está inserido, desde a família,os amigosaté as instituições sociais. Situações de violência pelas quais a própria Kenia já vivenciou fez com que as crianças e jovens criassem uma identificação e percebessem que é possível superar as diversas situações e adversidades pelas quais vivenciam.

Para superar as dificuldades a arte foi apontada como um dos principais caminhos, tanto pela música, como através do teatro, da dança e outras diversas formas de expressões que têm o poder de transformar a realidade social. As iniciativas e projetos sociais também são caminhos pelos quais é possível superar essa problemática e esclarecer cada vez mais a sociedade de amanhã, onde as crianças e adolescentes de hoje serão os protagonistas.

Após o encontro realizado na praça cívica, a equipe do criança esperança esteve na instituição Osceia, situada no Jardim Nova Esperança conhecendo as instalações e entrevistando jovens que participam do projeto. O Presidente Jânio Borges juntamente com a vice-presidente Rosana Borges receberam a equipe e também falaram sobre o projeto e como ele se desenvolve na instituição. Falaram sobre quanto o projeto tem contribuído para o esclarecimento dos jovens e das crianças, agindo ativamente na formação de caráter e perfil moral de cada um deles de maneira positiva contra as drogas.

O Projeto Todos Juntos Contra as Drogas recebeu essa parceria com a intenção de mais uma porta aberta para o alcance do objetivo do projeto, que é contribuir para a conscientização e manutenção de crianças e jovens longe do mundo das drogas, através da arte, do esclarecimento e do amparo. São iniciativas como essa que escrevem um futuro diferente para todos os envolvidos, transformando realidades e incentivando o crescimento e o desenvolvimento moral.

Compartilhar notícia no: