Atualmente, a internet é a ferramenta mais utilizada por todas as pessoas. Agora, com os smartphones, o mundo pode estar “sobre os seus dedos”.

A web trouxe inúmeras facilidades para todos mas, principalmente, para as pessoas com deficiência. Um exemplo claro disso é: em tempos mais antigos, ler jornais era algo distante para pessoas cegas. Caso elas quisessem saber das notícias, tinham que pedir alguém para o fazer. Então, de certa forma, a internet proporciona uma vida mais fácil e independente para essas pessoas, que hoje podem ler as notícias através de ferramentas que fazem desde a tradução do conteúdo para LIBRAS, até a própria leitura feita pelo aparelho.

A acessibilidade web é um tema importante, mas que ainda carece de atenção. Pois, a independência que foi citada acima, depende da colaboração dos web designers que criam a estrutura dos sites. Além de, claro, assumir um compromisso com a acessibilidade e mantê-lo de forma assídua.

A inclusão precisa ser total, pois todos devem ter direito ao acesso á informação e as inovações. Além disso, ferramentas digitais voltadas para a acessibilidade, contribuem na vida profissional das pessoas com deficiência. Através dessas ferramentas, é dada a possibilidade de emprego com mais facilidade, dando assim, a chance de adquirir mais independência e dignidade.

Fonte: Departamento de Marketing Osceia